Anuncios!

Postagens
recent

SERROLÂNDIA TERÁ ESCOLA DE TEOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
CAMPUS X
DIR. REGIONAL: PR. ROGERIO HENRIQUE

Serrolândia está sendo contemplado com mais uma unidade de ensino, agora no campo da formação teológica.
O Campus X da Escola de Teologia do Espírito Santo deve estar funcionando a partir de março com aulas aos sábados ministradas por professores altamente capacitados.
O objetivo da escola é preparar líderes e obreiros cristãos para um melhor desempenho ministerial e formar multiplicadores do genuíno conhecimento bíblico.
Saiba mais sobre Teologia
SERÁ QUE VOCÊ SABE O QUE É TEOLOGIA MESMO?

Para quem ouve falar sobre Teologia Bíblica (TB) pela primeira vez pode confundir com todos os tipos de teologia que têm como base a Bíblia. Muitos alunos de teologia continuam por muito tempo com dúvidas. Nas Igrejas ouvimos ser citada sem que se saiba de que realmente se está falando. Quando estudamos teologia é mister aprender determinadas matérias para estar apto à TB e pelo menos este caminho deverá ser seguido: Introdução ao AT; Introdução ao NT; Hist. e Geografia da Bíblia; ferramentas de uso e aparatos críticos do grego; e do hebraico; Canôn; Crítica Textual; Crítica Histórica; Hermenêutica; Exegese; Teologia Bíblica; Teologia Sistemática. Definição de Teologia Bíblica.

A teologia cristã é sub-dividida em várias teologias. Com relação aos grandes diferentes grupos da cristandade podemos dizer que há, principalmente, a Grego-Ortodoxa, a Católica e a Reformada. Com relação à História, há a teologia Patrística, a Medieval, a Reformada, a Moderna, e a Pós- Moderna ou Contemporânea. Com relação à fidelidade à Revelação, de nosso ponto de vista, que é o da Reforma, podemos dizer que há teologia liberal, ou não ortodoxa, a teologia neo-ortodoxa e a ortodoxa. Com relação ao processo de formulação podemos ainda considerar que existem teologias cristãs que advieram somente da imaginação e da meditação, isto é, teologias filosóficas e outro grupo que foram extraídas da hermenêutica dos textos bíblicos. Muitos teólogos até mesmo negaram ser a Bíblia a fonte da teologia. Estes métodos filosóficos podem ter seu valor, assim mesmo, para melhorar a visão do teólogo, quando, principalmente, busca trabalhar a partir da revelação natural, mesmo que não saiba disto, quando, por exemplo, discutir as leis do pensamento humano. Neste ponto de vista podemos descobrir uma teologia dentro da filosofia, por exemplo, de Descarte e de Kant. No entanto é o ponto de vista Reformado que tais métodos não possuem a palavra final que pertence à Bíblia Sagrada. A conclusão é que podemos considerar correto a existência da teologia filosófica, mas esta não tem a autoridade que possui a teologia que é fruto da hermenêutica bíblica. Com relação ao método hermenêutico bíblico a teologia ainda poderá ser Bíblica ou Sistemática. Meister cita ainda Teologia Histórica, mas não é considerada, normalmente, uma matéria à parte, nos currículos acadêmicos. Berkhof, em seu livro Teologia Sistemática não apenas descreve a teologia reformada como dá todos os passos históricos da formação de cada parte estudada, citando teologias de outros ramos do Cristianismo, o que é salutar.
A teologia não estuda Deus, pois Ele não é objeto. A teologia estuda a revelação e lembre-se: Ela é progressiva e dinâmica.
Postado por Campus 10 Esutes - O Blog do Teólogo

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.