Anuncios!

Postagens
recent

CORPO - COMPONENTES DO SISTEMA LINFÁTICO

O sistema linfático compõem-se de uma ampla rede de linfáticos distribuídos pelo corpo. No interior desses linfáticos passa a linfa. Além disso, é composto também por linfonodos e outros órgãos linfáticos.
Os vasos linfáticos mais finos têm calibre pouco maior que os capilares sanguíneos. A diferença entre eles é que os do sistema linfático possuem fundo cego, já os sanguíneos, não. Situam-se entre as células dos tecidos, de onde captam líquido tissular que saiu dos capilares sanguíneos, reconduzindo esse líquido para a circulação.
Se o sistema linfático deixar de cumprir sua função, o líquido tissular irá acumular-se nos tecidos, causando inchaços conhecidos como edemas linfáticos.
A linfa é o fluido esbranquiçado que circula no interior dos vasos linfáticos. Ela é composta de leucócitos dos quais quase 99% são linfócitos.
Linfonodos, ou nódulos linfáticos são estruturas em forma de ovo, localizadas em certos pontos do sistema linfático. Cada linfonodo está ligado a diversos vasos linfáticos, que lançam linfa em seu interior. Os macrófagos presentes ao longo dos canais internos do linfonodo envolvem corpos estranhos presentes na linfa e estimulam a multiplicação de linfócitos capazes de combater os corpos estranhos.
No caso de uma infecção, quando a quantidade de corpos estranhos na linfa é grande, a intensa multiplicação de linfócitos faz com que os linfonodos próximos ao local da infecção aumentem de tamanho, formando a íngua.
Os linfonodos localizam-se em posições estratégicas no corpo. Estão presentes no pescoço, axilas e virilhas, com a função de filtrarem a linfa das extremidades do corpo. Já os que ficam na parte do intestino, possuem a função de destruir e reter partículas estranhas que penetrem junto com os alimentos, ou que são produzidas pelas bactérias que vivem no na parte intestinal do corpo humano. FISICO MALUCO

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.