Anuncios!

Postagens
recent

SERROLANDIA - PROJETO ARCA DAS LETRAS


Nesta quarta-feira (27), o programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), realizou capacitação de 26 agentes de leitura, dois para cada bibliotecas para assentados da reforma agrária e agricultores do município de Serrolândia. Com a ação, o estado passará a ter 210 bibliotecas rurais instaladas para atender cerca de 34 mil famílias do campo.
A ação foi realizada com apoio da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário da Bahia (DFDA-BA) e em parceria com a Prefeitura de Serrolândia, Banco do Brasil, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, APLB Sindicato, Associação Comercial e outras entidades responsável pela fabricação dos móveis-biblioteca. O MDA forneceu os acervos.
Os agentes de leitura, moradores das comunidades atendidas, ficarão responsáveis pelas atividades da biblioteca, como o empréstimo dos livros e o incentivo à leitura.
O treinamento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores que também é um parceiro no projeto. Morgana que é Agente de Cultura no município e responsável pela articulação e mobilização das comunidades que serão beneficiadas com o projeto elogiou a satisfação das pessoas que estão recebendo as arcas e suas comunidades.  No final foram entregues certificados aos agentes de leituras.
Conheça mais sobre o projeto
A Bahia recebeu a primeira biblioteca Arca das Letras em 2004. Já são mais de 40 mil livros distribuídos, adquiridos por meio de doação de órgãos públicos como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC), além de movimentos sociais e sindicais, editoras, artistas e a população urbana, que contribuem com a doação de livros.
Leitura e cidadania
Criado pelo MDA em 2003, o programa Arca das Letras já implantou mais de 7 mil bibliotecas em comunidades rurais brasileiras. Até agora, mais de 1,8 milhão de livros foram distribuídos, beneficiando cerca de 780 mil famílias do campo. A administração das bibliotecas é feita por cerca de 15 mil agentes de leitura, voluntários das comunidades que dedicam parte do seu tempo ao empréstimo dos livros e ao incentivo à leitura.
Instalada na casa de um morador ou na sede de uma associação rural, cada biblioteca Arca das Letras inicia com mais de 200 títulos e uma coleção de gibis da Turma da Mônica. Os acervos são formados por livros didáticos, literatura para crianças, jovens e adultos e livros técnicos e especializados nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, técnicas agrícolas e de pesca. Também contam com publicações que orientam o exercício da cidadania e abordam as leis brasileiras.

2 comentários:

  1. Ola´, estou muito feliz com a administração de Gildo x José Horácio, Vereadores e toda comunidade. Afinal o Prefeito sózinho não faz nada.
    Continue assim...CONFIO em sua admintsração.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ola,parabenizo a prefeitura por essa iniciativa com relaçao ao projeto Arca das letras,é uma otima oportunidade para incentivar a leitura na zona rural do municipio,agradeço em nome do povoado de Roçadinho,e espero que continuem tendo iniciativas como essa.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.